
13/10/2014
Uma coisa de cada vez
Hoje postamos em nossa Fan-Page (https://www.facebook.com/Oliverartelucas) um vídeo que mostrava uma mulher oriental equilibrando uma pena sobre diversas camadas de galhos bem aparalhedados. Se você não viu, acho que vale a olhadinha:
https://www.youtube.com/watch?v=2lBXzg3KPVA
Ela começa com uma pena leve e vai equilibrando cada vez um número maior de objetos, sempre concentrada, sempre pensando no último sem perder de vista o primeiro.
E isso me fez pensar sobre como devemos orientar as coisas em nossas vidas. E sabe porque? Explico.
Sempre ouvi uma expressão que dizia “estou equilibrando muitos pratos” fazendo referência a um show circense onde o artista se desdobrava em correria para manter pratos girando sobre umas hastes finas e compridas. E se você não faz idéia do que estou falando, acho que preciso mostrar também (eu já coloquei na agulha do momento certo):
http://youtu.be/_RwbrS66e-c?t=4m9s
Essa expressão – Sobre equilibrar pratos – é bastante comum e se refere a fazer muitas coisas ao mesmo tempo: Cuidar de casa, da família, da saúde, do trabalho, das diversas tarefas pessoais, responsabilidades de casa, de contas, de investimentos, do futuro, de deveres escolares, etc, etc e um grande e longo etc.
Nós as vezes passamos nossos dias assim, correndo aqui para não deixar um prato cair e depois indo lá pro outro lado para girar mais um, não permitindo que eles se parem e se quebrem.
Mas e se a gente seguisse mais a vida como no primeiro vídeo? Em vez de tentar organizar ou re-organizar tudo na última hora poderíamos nos preparar antecipadamente para cada coisa. Acertando uma depois a outra e concentrados, mantermos o equilíbrio de todas elas sobre um único suporte.
A gente poderia tentar incluir as coisas umas nas outras em vez de separá-las cada uma em uma haste. Deveríamos nos certificar de que cada haste sustenta a outra, a família sustenta o trabalho que sustenta nossos hobbies que sustenta nossos vínculos de amizade… ou algo desse tipo e sendo inclusivos entre todas as coisas construir um suporte único e suficiente forte para a nossa felicidade que é como uma pena e pode ser jogada de um lado pro outro por qualquer situação.
Vamos pensar sobre isso?