› Oliver Arte LucasblogoliverNa nuvem › Site ou Aplicativo ?
630x300

17/09/2014

Site ou Aplicativo ?

Olá Oliveranos, nesse artigo irei abordar um assunto importante. Muitas pessoas me perguntam por onde e como começar um trabalho web. Diversas perguntas são feitas, mas a principal delas é: Jhoninha, Site ou App?
Parece uma resposta fácil, mas com um tempo vi que essa pergunta é mais complicada do que parece. Há alguns meses atrás, eu começaria perguntando “Qual seu público alvo?” mas com um tempo, depois de diversos projetos e clientes, percebi que se trata de muito mais do que o público que você quer atingir.

Na verdade, App é mais confortável de usar e de fácil acesso. Não precisa abrir o navegador e, dependendo do App, não precisará nem usar a internet para algumas funções, poderá explorar muito mais funcionalidades nativas dos aparelhos.

É mais do que notório que estamos vivendo na era do “tudo em minhas mãos”, a maioria das pessoas se sentem mais confortáveis ao usar os smarphones, tablets e iphones, seja deitado no sofá, assistindo tv, almoçando, em uma rodas de amigos, na condução, no parque, em uma viajem, nas férias. A verdade é que hoje dependemos dos aparelhos mobiles. Já era!

Pensando nessa dependência toda, logo chegaremos à conclusão de que App seria muito mais vantajoso para seu negócio do que um simples Site. Mas não. Não é bem assim.

Com as novas tecnologias, com as novas formas de se programar, os sites não ficaram para trás nesse jogo de quem é o mais importante no mundo mobile. Confesso que essa disputa (que não seria bem uma disputa) cada dia fica mais amigável e linda, assim as tecnologias vão crescendo e se desenvolvendo de uma forma absurda para o bem de todos :D.

Com sites, poderemos fazer “Quase tudo” que um aplicativo é capaz de propor para nós e com um custo muito mais baixo do que se faria (e manteria) um aplicativo. Ao pensar em um aplicativo você terá que criar um plano de marketing e escolher qual Sistema operacional irá atender a demanda de seu público. Com os principais sistemas operacionais do mercado hoje que são: Android, Mac OSX – iPhones, Windows Mobile, Firefox OS, ficaria um pouco caro querer atingir todo esse público de uma só vez. Tá vendo por que eu sou apaixonado por sites? 😀

Pensemos em um site bem feito, com um belo visual, com uma funcionalidade 100% nas versões mobile e 100% nas versões desktops. Pensou? Não né!

Vamos lá: Com um site desse descrito acima que consiga atender sua exigência, você já alcançaria todos os sistemas operacionais mobile e desktops. Irei citar cada um deles pra dar um peso maior. Sistemas operacionais mobile: Android, Mac OSX, Windows phone, Firefox OS, Symbian, BlackBerry – RIM, Palm webOS, MeeGo, Brew MP, Bada, CyanogenMod, JavaFX Mobile, LG webOS, Maemo, Mobilinux, Moblin, Series 40, SuperWaba, Tizen, TouchWiz, Ubuntu Mobile. Se eu esqueci algum me perdoe, porque são muitos. Agora você imagina ter que pagar no mínimo 2 desenvolvedores para desenvolver sua aplicação para os 2 principais sistemas operacionais mobile (IOS e Android).
Sistemas operacionais Desktops (Irei citar os três mais usados): Windows, MacOS, Linux.

Claro, que a escolha irá depender muito do seu projeto de aplicação/site, é certo que existem projetos que não cabem em site e sim em APPs, mas também é certo que existem projetos que só cabem para site, que por sua vez seria inviável ter para APP. É um assunto extenso e, com certeza, queima muitos neurônios na hora do planejamento.

Um exemplo vivo de escolha absoluta e de sucesso, é o famoso “Instagram”.
O instagram começou sendo disponibilizado só para sistemas operacionais IOS – Iphone, não tinham site nem nada do tipo. Somente APP. Com o crescimento dos usuários que utilizavam iphone, decidiram abrir o espaço para os androids do mercado, com isso só cresceram mais e hoje o Instagran é um dos principais aplicativos usados no mundo todo. Tão importante que adotaram um site simples e objetivo para a visualização de fotos. Pensaram, planejaram e cresceram.

Não tem jeito, nesse questionamento de “Site ou APP” as perguntas devem ser: Qual seu público alvo?, Qual sua estratégia ?, Qual a metodologia de sua aplicação? Caberia um site? Caberia um aplicativo? Quer gastar pouco ou pode gastar mais? Quer atingir todos? Quer atingir um determinado público de determinado sistema operacional?

É uma escolha difícil, porém, uma escolha que pode gerar muito sucesso, ou um fracasso. Costumo dizer que o planejamento é o momento mais crítico do desenvolvimento de um projeto.

Pense, repense e pense de novo !

Gamado na web, ama frontend e backend, DJ nas horas vagas, Jhoninha estuda análise e desenvolvimento de sistemas e é especialista em wordpress. Ele está aprendendo a cantar na Oliver e um dia vai saber entrar no tom.

Compartilhe: