› Oliver Arte LucasblogoliverDesign › Ok, vamos falar de logos!
logoscover630x300

12/11/2014

Ok, vamos falar de logos!

Quando a história de escrever aqui no blog da Oliver começou, o primeiro assunto sobre design que veio na minha mente pra explorar nas postagens foi: logotipos. Particularmente, eu adoro esse assunto. Sou apaixonado por essa tão importante parte do design. E por isso, espero poder escrever algumas vezes sobre o assunto aqui.

Uma boa e resumida definição disponível para o termo “logotipo” é: “A representação gráfica de uma marca comercial, do nome ou sigla de uma instituição.”

LogosGif

Pra quem não sabe, existe toda uma polêmica sobre o termo correto. Se é “logotipo” ou “logomarca”. Mas essa chatice, a gente conversa mais à frente. A bola que quero levantar por hora é que, quando falamos de marca, o logotipo em si é apenas a ponta do iceberg. Existe muito mais por trás disso tudo.

Se desenvolvermos o assunto, vamos desencadear todo um universo de questões que envolvem:

– o nome da marca (processo conhecido como naming);
– a visão, missão e valores da empresa;
– o slogan;
– elementos gráficos;
– tipografia;
– identidade visual;
– conceito;
– manual da marca;
– papelaria;
– cores;
– aplicações;
– foco de mercado;
– público alvo;
– e tudo mais que envolva a forma como aquela empresa vai ser vista e percebida, direta ou indiretamente, pelas pessoas.

É um campo bastante extenso, cheio de caminhos e possibilidades. Não é à toa que a silhueta branca de uma garrafa, aplicada à um fundo vermelho, vá fazer vc lembrar da Coca-Cola. Não é à toa que, se vc manter o fundo vermelho e substituir a garrafa por um arco duplo dourado, vc terá… McDonald’s. Não é à toa que grandes empresas costumam investir pesado na criação ou redesign de suas marcas e, posteriormente, na fixação de sua identidade visual em diversos meios de comunicação.

Ainda vamos falar mais sobre o assunto em outros posts por isso, pra finalizar, quero destacar que um bom projeto de identidade visual precisa levar em consideração todas as questões que listei acima. Afinal, vale repetir: Estamos falando sobre a forma como aquela empresa vai ser vista e percebida, direta ou indiretamente, pelas pessoas.

Aqui na Oliver, criamos marcas para empresas de todos os portes. O que eles têm em comum é que são empresas que desejam se diferenciar através de uma imagem única e duradoura. Ficou interessado? Entre em contato com a gente!

 

Josué Ribeiro pensou em mil maneiras de desenvolver esse texto descritivo e, muito provavelmente, vai mudá-lo daqui há pouco tempo. Designer gráfico, estuda Publicidade e Propaganda com foco em Direção de Arte e Mkt Digital. Utiliza mil camadas no Photoshop, ainda não conseguiu largar o Corel, adora tipografia e Burguerking.

Compartilhe: