› Oliver Arte LucasblogoliverNa nuvem › O Orkut não acabou
630x3001

01/10/2014

O Orkut não acabou

Não acabou ? hãm ?
Como você provavelmente já sabe, ontem 30 de setembro  foi  absolutamente (não tão absoluto assim) o fim da rede social que já foi febre no mundo, principalmente no Brasil. Mas quem está triste com esse fim, pode melhorando já, tenho uma ótima notícia para os fãs forever do eterno Orkut.

Não me contive com a simples notícia do fim do Orkut, e fui atrás de novidades sobre o assunto. Interagi-me com a galera da rede, até acessei o meu Orkut (triste), fuçando daqui, fuçando dali achei um carinha chamado  Alex Becker, que simplesmente resolveu criar um Orkut brasileiro, cujo nome é “Orkuti”, ele explica em um artigo que desde o início da rede é um fã e sempre admirou a rede, com isso sabendo do fim, resolveu recria-la com algumas novidades. Ele diz que virou noite durante 3 meses até concluir o projeto. Alex é programador e entende bem do assunto, ele diz também que o nome “Orkuti”, vem da brincadeira com a pronúncia do Orkut. “Na minha época as pessoas pronunciava Orkuti, dando ênfase ao  ‘i’ ”.

O orkuti é muito parecido com o falecido . Ao entrar na rede social, não é difícil encontrar elementos similares ao Orkut. Na página inicial do Orkuti, uma barra lateral esquerda mostra opções para bate-papo, humor, scraps (ou recados), depoimentos, eventos, fotos, vídeos e comunidades. Já no canto superior direito, ficam as comunidades do usuário, enquanto no meio, é possível visualizar os scraps.

20140930121146

Uma das novidades é que além do Orkut, o site também apresenta semelhanças com o Facebook. O ícone de eventos, por exemplo, é idêntico ao do Facebook e até mesmo a página de criação de eventos lembra a da rede social de Mark Zuckerberg. O Google+ também aparece em algumas sutilezas, como o recorte redondo da foto de perfil e a divisão de guias do perfil.

20140930121309

Segundo Becker, a proximidade com as redes sociais descritas se deve a um estudo profundo. “Estudei por 2 anos o Google+ e o Facebook e integrei as melhores características dos dois no Orkuti. No Orkuti, o usuário pode saber quem viu seu perfil, enviar um depoimento em off, pode entrar ou sair de uma comunidade, entre outros”, defende.

Até o fechamento da nota, algumas comunidades já haviam sido criadas, porém, com poucos membros. Dentre elas estavam a “Eu odeio segunda-feira”, “Simpsons” e “Games”.

Outro recurso do Orkuti são os jogos. Títulos famosos como Angry Birds, Sonic e Super Mario figuram a lista de games. Nos testes do Olhar Digital, os jogos demoraram um pouco para carregar, mas rodaram normalmente.

O Orkuti está disponível somente em português, contudo, como explica Alex, a ideia é que ele seja direcionado ao público daqui. “Nós brasileiros temos capacidade de criar coisas boas. O problema é que muitas vezes as pessoas não dão valor. Por isso pensei em manter a atmosfera Orkut, porém com uma cara de brasileiro”.

Nem todas as ferramentas e links do Orkuti estão funcionando integralmente, no entanto, o criador do Orkuti espera que até o final da semana, todos os recursos estejam disponíveis.

 

Muita calma nessa hora

Antes que você comece a correr para fazer seu cadastro no serviço, avisamos que, por enquanto, isso não pode ser feito. No momento em que esta matéria é feita, o site está fora do ar, devido ao enorme número de acessos que recebeu, e passando por uma troca de servidores. Mesmo assim, você pode cadastrar seu email através da página principal do site para receber um aviso de quando o Orkuti estiver de volta.

Gamado na web, ama frontend e backend, DJ nas horas vagas, Jhoninha estuda análise e desenvolvimento de sistemas e é especialista em wordpress. Ele está aprendendo a cantar na Oliver e um dia vai saber entrar no tom.

Compartilhe: